Texto alternativo

5 razões pelas quais você deve colocar o seu filho na escola desde a primeira infância

I'm an image

Considerada a fase mais importante para o desenvolvimento infantil, a primeira infância é todo o período que vai da gestação até os seis anos da criança e a escola, se bem preparada e capacitada para estimular esse período de vida, tem uma importância grandiosa e fundamental para a evolução dos pequenos. É na primeira infância que o cérebro passa por um amadurecimento intenso e está mais sensível a estímulos e absorção do ambiente, por isso quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento da criança nesta fase, maiores serão as chances dela alcançar seu pleno potencial no decorrer da vida. Nesse sentido, o cuidado, atenção e aprendizagem caminham paralelamente durante o seu desenvolvimento. Segundo o portal Todos Pela Educação, a Educação é parte do conjunto de iniciativas que devem amparar a criança na Primeira Infância. Assim, toda atividade para essa faixa etária deve ser planejada interinstitucionalmente, isto é: deve envolver diferentes áreas - como a saúde, a educação, a assistência social, a cultura, entre outros - e todas elas devem estar bem entrelaçadas, para que o olhar sobre a criança seja global e ela se desenvolva plenamente. É nesse momento que a escola entra como agente capaz de oferecer condições que motivem esse desenvolvimento. Neste artigo, separamos 5 razões, entre muitas, pelas quais é importante colocar a criança na escola na primeira infância:

1. Tolerância - Quando a criança tem contato apenas com a família ou seu círculo social mais próximo, ela não encontra diversidade em seu dia a dia. Ao frequentar a escola na primeira infância, ela terá contato com pessoas de etnias, credos e gêneros diferentes. Isso a ajudará a expandir sua percepção do que é o ser humano e vai contribuir para que ela aprenda a ser tolerante e respeitar o próximo.

2. Socialização - Pessoas que têm oportunidades de desenvolver as suas habilidades sociais em ambientes de interação e troca de conhecimentos, apresentam facilidades em comunicar, trabalhar em equipe e enfrentar os obstáculos com leveza e segurança. Portanto, aquele pai que quer que seus filhos desenvolvam essas habilidades, precisam saber que é na primeira infância o momento ideal para isso.

3. Desenvolvimento da linguagem - A linguagem assume várias formas: escrita, oral, corporal, musical, matemática, científica e saber utilizá-la bem é uma grande vantagem, que possibilita alcançar um desempenho melhor em inúmeras situações, desde uma prova de vestibular até uma entrevista de emprego. Quanto mais incentivo e estímulo positivos a criança tiver, melhor será sua compreensão e desenvolvimento.

4. Resistência à frustração - Em vários momentos e por vários motivos, os pais encontram dificuldades para dizer “não” aos filhos. No entanto, essa prática contínua, pode formar jovens e adultos muitas vezes incapazes de lidar com a frustração. A escola é o espaço favorável para aprender a enfrentar a frustração e quanto antes isso acontecer, melhor. Nem sempre a criança poderá ter atenção do professor, ser campeão em todas as brincadeiras ou apresentar o melhor desempenho em todas as atividades e isso é positivo, pois gera independência emocional e ela aprende a transformar o sentimento negativo em motivação para tentar de novo.

5. Organização - Quando uma criança não teve a oportunidade de frequentar a Educação Infantil e foi matriculada no primeiro ano do Ensino Fundamental, ela pode apresentar dificuldades de adaptação, principalmente em relação ao comportamento dentro da sala de aula, à organização pessoal e ao cumprimento da rotina. Se a criança divide seu tempo, desde cedo, entre a casa e a escola, ocorre uma transição suave para graus de exigência cada vez mais altos.

Esses são alguns exemplos da importância da escola na primeira infância. Porém, não basta matricular seu filho em qualquer instituição; é necessário assegurar que você está escolhendo uma escola de qualidade e alinhada com os valores da sua família. Para isso, é indispensável saber avaliar a Proposta Pedagógica da
instituição. Nós, do Colégio Carpe Diem, estamos de portas abertas para apresentar-lhe nosso trabalho realizado com muita dedicação, cuidado e experiência, através de uma equipe preparada para contribuir para que a primeira infância do seu filho seja um período inesquecível, repleto de boas lembranças, estímulos e aprendizados. Venha nos conhecer! Matrículas abertas para 2022.

Fontes:https://novosalunos.com.br/ ; https://catracalivre.com.br/; https://todospelaeducacao.org.br

16 3721  7290

R. Pedro Spessoto, 3041 - Vila Santa Cruz, Franca - SP, 14403-453