Texto alternativo

2 Dicas Importantes Para Amamentar Seu Bebê com Sucesso

“O bebê não é só boca. Ele precisa estar com a cabeça, o pescoço e a coluna alinhados para fazer uma boa pega.

Nada de corpo girado, braço jogado para trás e perna muito solta.” 

I'm an image

A amamentação desperta várias dúvidas nas mulheres. No entanto, para amamentar seus bebês com sucesso, muitas mães podem precisar de auxílio e de um período de aprendizado. O conhecimento, a vontade e o desejo dos pais são fundamentais para o bom desempenho do aleitamento materno. Neste artigo, destacamos dois sinais importantes de que a amamentação está no caminho certo. 

 

DICA 1. Posicione-se confortavelmente e barriga com barriga. Suas costas e braços devem estar apoiados, pois é bem provável que você fique entre 20 e 40 minutos (quase) sem se mexer. Recorra a travesseiros ou almofadas para evitar dores lombares e cervicais. Só então o bebê deve ser levado ao peito, colocado de frente, encostando a barriga dele na da mãe. De acordo com a pediatra Honorina de Almeida, especialista em aleitamento materno, da Casa Curumim (SP), o bebê não é só boca. “Ele precisa estar com a cabeça, o pescoço e a coluna alinhados para fazer uma boa pega. Nada de corpo girado, braço jogado para trás, perna muito solta ”, ensina. Como os bebês são bastante sensíveis ao contato pele a pele, a médica indica o mínimo de roupa durante as mamadas. Se estiver frio, você pode aquecer o ambiente ou colocar uma manta sobre ele.

PUBLICIDADE

 

DICA 02. O bebê abre bem a boca e fica com “lábios de peixinho”. Algumas mães seguram a mama por baixo, com a mão em forma de “C” e o polegar por cima. Outras preferem apenas aproximar o bebê com a mama “solta”. Seja como for, o importante é que ele esteja com o queixo levantado, os lábios na altura do mamilo e abra bem a boca. Uma boa dica da enfermeira obstetra Patrícia Scalon, especialista em amamentação e criadora do @cuidardobebe no Instagram, é observar se a língua do bebê rebaixa para abocanhar a aréola por completo ou, no caso de uma aréola grande, se cobre mais a porção inferior que a superior. “Isso porque a mandíbula debaixo da criança é que ordenha o leite. Se a boca estiver mais fechada, apenas sugando o bico ou com os lábios voltados para dentro, ele não vai extrair o suficiente e ainda pode machucar a mãe”, explica. Nesse caso, Patrícia recomenda retirar o recém-nascido do peito e colocar o dedo mindinho no canto da boca dele para “tirar o vácuo” da pega e, só depois reposicioná-lo, inclusive ajeitando com delicadeza o queixo mais para baixo e virando os lábios para fora.


Você já deve saber, mas é sempre bom lembrar:


● O leite materno já vem pronto, com a temperatura e o sabor ideal para o bebê;


● Contém os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê;


● É de fácil digestão e protege contra doenças, principalmente as respiratórias e gastrointestinais, além de anemia;


● Diminui a incidência de alergias;


● Protege contra infecções, pois o leite materno contém anticorpos;


● Não tem risco de contaminação, pois vai direto da mama para a boca do bebê;


● Desenvolve e fortalece a musculatura facial, preparando para a mastigação e a fala;


● Faz o bebê se sentir seguro e querido no colo da mãe, reforçando o vínculo mãe-filho e favorecendo o desenvolvimento da criança.


Gostou das dicas, comente com a gente!


fontes:https://revistacrescer.globo.com e https://maternidadesantamaria.com.br

FacebookInstagramYouTubeWhatsapp
Texto alternativo

© Copyright 2019 Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por Leva Lead

Fale Conosco

16 99247 4222

16 3721  7290

16 3720 8866

 

R. Pedro Spessoto, 3041 - Vila Santa Cruz, Franca - SP, 14403-453

 

jardimdainfanciacarpediem@hotmail.com