Texto alternativo

Brincar na natureza representa saúde,
bem-estar e felicidade

Levem seus filhos e toda a família para brincar livremente na natureza. Os
resultados você verá imediatamente na felicidade e no bem-estar deles, no apetite
do jantar e no sono profundo à noite

 O Ensinar as crianças desde bem cedo a respeitar e a valorizar a natureza é um ato de amor. Não só para formar cidadãos mais conscientes, mas também para torná-los seres humanos mais preparados para os desafios ao longo da vida. De acordo com o médico pediatra, Daniel Becker, brincar na natureza é um antídoto fabuloso para os piores males vividos pelas crianças e agravados na pandemia. Segundo o médico, em seu artigo escrito para a Revista Crescer, a recomendação fundamental é de que levem seus filhos e toda a família para brincar livremente na natureza. “Os resultados você verá imediatamente na felicidade e no bem-estar deles, no apetite do jantar e no sono profundo à noite”, destaca, ressaltando que os benefícios a médio e longo prazos estão claramente estabelecidos pela ciência, inclusive habilidades como melhor foco, atenção, memória, empatia, imunidade, capacidades cardiorrespiratória e de aprendizado e muito mais. 

I'm an image

Além disso, um estudo, publicado no Journal PNAS, chegou a conclusão de que crianças cercadas por grandes quantidades de espaços verdes na infância têm um risco até 55% menor de desenvolver um transtorno mental, mesmo após o ajuste para outros fatores de risco conhecidos, como status socioeconômico, urbanização e história familiar de transtornos mentais. Para o pediatra Cid Pinheiro, do Hospital São Luiz (SP), uma vida mais leve depende, principalmente, de uma mudança de atitude da família. “Hoje, as crianças tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados e em frente às telas. Isso as priva de estímulos importantes, tanto motores quanto sociais, que atividades ao ar livre proporcionam”, explica. E, já que é preciso mudar de atitude, que tal começar agora? Separamos 3 dicas para incluir a natureza na rotina da sua família:

 


1 - Repense as programações de fim de semana


Se não há áreas verdes próximas à sua casa, tente fazer atividades ao ar livre pelo menos aos sábados e domingos. Trocar um dia no shopping por uma ida ao parque, por exemplo, pode ser um bom começo.


2 - Dê um tempo das telas


Em vez de assistir a um filme ou jogar videogame, convide as crianças para uma brincadeira no quintal ou na área de lazer do condomínio. Além de estimular uma atividade diferente, você ainda aproveita para investir em tempo de qualidade com o seu filho.

 

3 - Visite novos espaços e ambientes


Nem sempre é fácil ter contato diário com a natureza, principalmente para quem
mora nas grandes cidades. Visitar bairros e cidades vizinhas que tenham mais
áreas verdes pode ser uma saída prática e divertida.
Viram só quantos benefícios a natureza nos traz, gratuitamente, como indivíduos e
como coletividade? “Vamos combater a crise climática sendo felizes. Crianças e
famílias, já pra fora!”, finaliza o pediatra Daniel Becker.

Fale Conosco

16 99247 4222

16 3721  7290

16 3720 8866

 

R. Pedro Spessoto, 3041 - Vila Santa Cruz, Franca - SP, 14403-453

 

jardimdainfanciacarpediem@hotmail.com

 

FacebookInstagramYouTubeWhatsapp
Texto alternativo

© Copyright 2019 Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por Leva Lead