Texto alternativo

Meio Ambiente e Educação Devem Caminhar Juntos!

Estudo realizado em cinco países aponta que o ensino sobre meio ambiente deve iniciar na pré-escola

I'm an image

Uma pesquisa realizada pela Pearson - a Global Learner Survey 2021 - Parte 4, ouviu pessoas com idades entre 16 e 70 anos do Brasil, China, Estados Unidos, México e Reino Unido para identificar as percepções e expectativas sobre a educação e a sociedade em geral. E entre as conclusões, que estão sendo publicadas em vários capítulos temáticos, apontou que as crianças devem começar a aprender sobre as mudanças climáticas na escola primária ou antes. Os entrevistados, principalmente do Brasil e do México, são os que mais enfatizaram a preferência por iniciar a educação ambiental já na fase pré-escolar, com 48% e 51%, respectivamente.

De acordo com os dados, mais da metade dos entrevistados em todo o mundo (58%) não sente que os tópicos relacionados ao meio ambiente foram ensinados de forma adequada quando eles estavam na escola. A maioria dos entrevistados (61%) em todo o mundo está ativamente tentando se educar sobre as questões climáticas. As três principais fontes de informação que os respondentes estão usando atualmente são: imprensa (58%), redes sociais (43%) e filmes (42%). Curiosamente, apesar do acesso às redes sociais ser alto, essa fonte de informação está entre as menos confiáveis para os participantes (51%).

As mais confiáveis são experiência pessoal (77%), livros (76%) e filmes (72%). A experiência pessoal parece ter um grande peso, de fato. Segundo 84% dos entrevistados em todo o mundo, depois que aprenderam mais sobre as mudanças climáticas, agiram na própria vida para reduzir seu impacto. Em tempos de COP26 - 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - e de inúmeras ações de ativismo e debates sobre os efeitos do homem na natureza, os entrevistados ficaram divididos sobre a inevitabilidade do impacto das mudanças climáticas. Brasil e México são os mais otimistas: dois terços dos entrevistados nesses países (ambos com 64%) acreditam que os efeitos das mudanças climáticas ainda podem ser evitados.

Os brasileiros (71%) também lideram o grupo de entrevistados que atualmente estão tentando se informar sobre as questões climáticas. A China tem a menor proporção (48%). A Pearson, uma das maiores empresas de aprendizagem do mundo, conduziu o estudo em parceria com a Morning Consult, empresa global de inteligência de dados sediada nos Estados Unidos. Ao todo, foram ouvidas 5 mil pessoas, por meio de entrevistas online, entre os dias 26 de outubro e 2 de novembro. Os resultados são representativos da população com acesso à internet em cada país, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

16 3721  7290

R. Pedro Spessoto, 3041 - Vila Santa Cruz, Franca - SP, 14403-453